quinta-feira, 29 de maio de 2008

O Bêbado pela Bela


No último dia 20, Scarlett Johansson, atriz bonita, com alguns bons filmes no currículo, já tendo trabalhado com gente boa e importante no cinema, decidiu evocar o bêbado, o representante mor das navalhas na veia, dos pulsos desfalecidos, dos distúrbios emocionais musicados, da lúgubre onipresente música popular dos peitos dilacerados: Tom Waits.
Scarlett lançou este mês o seu 1° CD, com novas faces para as músicas de Waits - Anywhere I Lay My Head. Ao ouvir a primeira faixa, Fawn, percebe-se de pronto que é uma produção muito bem cuidada, delegada ao David Sitek, guitarrista do TV On the Radio. A sonoridade da banda nova-iorquina fica evidente na abertura e ao se ouvir o 1° single, Falling Down. Sitek com certeza é o maior responsável pelas eventuais críticas positivas para o disco de estréia de Scarlett. Em todas as faixas percebe-se uma atmosfera de sonho, onírica, como se fôssemos transportados a qualquer instante por um portal que nos fará enxergar a vida pelos olhos de crianças crescidas, sem tristeza. As batidas características e backing vocals do TVOTR estão presentes, mas não faz do trabalho um CD da banda acrescido dos vocais da SJ, pelo contrário, Sitek desenvolve o seu espírito criador para contrabalancear os arranjos das músicas com a voz de Scarlett.
Tentado pela mocinha, David Bowie faz participações especiais, mas bem discretas, nos vocais das músicas Falling Down e Fannin' Street.
No que concerne aos vocais de Scarlett, percebe-se que ela não arrisca muito e sua voz fica toda envolvida pela sonoridade e pelos instrumentos; a sua voz estabiliza num flat e às vezes parece coadjuvante de toda a aura mística dos sons que embebem o disco e a nova roupagem para as canções de Tom Waits. Mas o CD, ainda assim, é bom, é acima da média para uma atriz que gosta de brincar de cantar. O CD possui 11 faixas, 10 delas releituras de canções de Tom Waits, e uma de composição da própria Scarlett, Song for Jo.
Em entrevista à Paste Magazine, Scarlett diz ter 5 "pais": Woody Allen, Bill Murray, Barack Obama, Tom Waits e Bob Dylan. Scarlett já trabalhou com Woody Allen, contracenou com Bill Murray, apoiou Barack Obama às eleições presidenciais americanas, releu Tom Waits... E agora, o que falta fazer por Bob Dylan?
Um bom começo para Scarlett Johansson; com os tilintares puros e limpos de David Sitek foi bem acolhida e mostrou que tem um gosto apurado não só para os roteiros cinemáticos, mas para os musicais também...

Nenhum comentário: